Entenda como funciona vistoria veicular para transferência

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quando chega a hora de fazer a vistoria veicular, dá até um frio na barriga só de pensar em tanta burocracia e exigência, não é mesmo? Mas não tem jeito, esse é um dos procedimentos obrigatórios durante o processo de compra de veículos. Afinal, é a segurança do comprador que está em jogo.

Esse procedimento está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e deve ser feito para prosseguir com a mudança de propriedade. Mas daí surgem as dúvidas: como é feito? Quais as exigências? Que documentos são necessários?

Fique tranquilo que nós estamos aqui para te ajudar, ok? Continue com a leitura deste post para entender todos os detalhes!

O que é a vistoria veicular?

Você sabe o que é vistoria veicular? Nada mais é do que uma avaliação realizada nos veículos a fim de liberar sua circulação pelo país. Esse processo garante que o automóvel esteja em situação regular aos olhos dos órgãos fiscalizadores, fornecendo mais segurança no trânsito.

Por isso, o primeiro passo da vistoria veicular é verificar a documentação. Você pode começar analisando se a autenticidade dos registros e as informações coincidem com as especificações do veículo, ok? Se foi feita alguma alteração nas características de fábrica e personalizações não registradas no documento, é muito provável que seu carro seja reprovado na vistoria.

Outro ponto importante são os débitos, como IPVA, licenciamento e multas. Tudo tem de estar em dia. Se você encontrar alguma pendência, é bom pagar o quanto antes e regularizar a situação.

A vistoria veicular vai analisar também as condições mecânicas e elétricas do veículo. Além de estar com a manutenção em dia, é preciso que todos os itens de segurança estejam em ordem, como cinto, chave de roda, triângulo, velocímetro, buzina e sistema de iluminação.

Então, aí vai uma dica: antes de ir para a vistoria, teste todos os itens do carro, como faróis, alerta e limpadores de para-brisa. Assim, você evita aquele transtorno de ser reprovado e precisar cumprir exigências.

Se tudo estiver certinho, o veículo recebe o laudo de vistoria com a devida aprovação para prosseguir com a transferência. Em caso de reprovação, você vai receber um relatório com os motivos da negativa e quais ajustes precisam ser feitos.

Em quais situações a vistoria veicular é necessária?

Primeiro, não vai confundir vistoria veicular com licenciamento, viu? O licenciamento é anual e se refere à emissão do documento Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que a gente conhece também como “verdinho”. Pode até ser feito online.

Agora, a vistoria do carro é exigida em algumas situações:

  • mudança de propriedade do veículo;
  • mudança de município;
  • alteração de características do veículo que necessitem a atualização do documento (cor ou combustível, por exemplo);
  • anualmente em transporte coletivo de passageiros.

Mas lembre-se de que as regras podem mudar conforme o estado. Então, você deve verificar mais detalhes no Detran da sua região.

Qual a diferença entre vistoria e inspeção veicular?

Muita gente confunde vistoria com inspeção veicular. Na vistoria, o fiscal vai fazer algumas inspeções visuais e com pouco aprofundamento, nada de mais. No entanto, vai ser suficiente para decidir se é seguro circular com o veículo ou não.

Por outro lado, a inspeção veicular é mais técnica, necessária sempre que houver uma alteração estrutural no automóvel, como instalação do kit GNV (Gás Natural Veicular). Técnicos e engenheiros usam diferentes equipamentos para fazer uma avaliação bem aprofundada na estrutura do veículo. São profissionais que têm registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

A vistoria veicular é muito vantajosa para evitar fraudes e garantir uma boa procedência do veículo, especialmente quando você for fazer uma transferência. Assim, o novo proprietário tem a certeza de que não está entrando em uma enrascada.

Gostou das nossas dicas? Ah, que ótimo! Então, nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro das próximas postagens! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários