inteligencia-financeira-saiba-por-que-desenvolver

Você tem inteligência financeira? Saiba por que desenvolver

Janeiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você já parou para se perguntar o que significa ser inteligente? Quase sempre relacionamos essa característica a alguém que tenha o conhecimento aprofundado sobre determinado tema, ou uma habilidade específica.

No entanto, essa descrição traz uma visão incompleta do que é ser inteligente. É cada vez mais aceita a noção de que a inteligência pode se manifestar de diversas formas. Sabe aquele amigo que é ótimo com esportes? A inteligência corporal dele provavelmente é avançada.

Nesse sentido, podemos dizer que quem lida bem com suas finanças tem inteligência financeira. Se você quer saber mais sobre essa característica e aprender a desenvolvê-la, acompanhe o texto. Boa leitura!

O que é inteligência financeira?

De forma resumida, a inteligência financeira é a habilidade de uma pessoa que tem controle sobre o dinheiro que ganha e sobre o que gasta. Ela sabe fazer escolhas para que esses recursos trabalhem a seu favor.

Pense, por exemplo, em alguém que recebe o salário, paga as despesas essenciais, gasta com algumas coisas que deseja muito, resiste a compras por impulso e ainda consegue guardar um dinheiro para emergências ou mesmo para investir, fazendo o valor disponível crescer. Essa pessoa seria um bom exemplo de alguém que desenvolveu sua inteligência financeira.

E está enganado quem pensa que a inteligência financeira é algo para os muito ricos. Pelo contrário! Na verdade, os que contam com essa habilidade são os que têm mais chances de prosperar, mesmo que ganhem pouco.

Como desenvolvê-la?

Não existe uma fórmula mágica para desenvolver a inteligência financeira. Além disso, esse é um processo que pode levar tempo. Mas não é impossível!

O desenvolvimento da inteligência financeira passa por criar hábitos de consumo saudáveis e ter algum conhecimento sobre finanças e formas de investimento. Não é necessário ser um especialista, mas é bom conhecer maneiras de organizar o orçamento e entender como funcionam as principais aplicações disponíveis no mercado.

Qual é a importância de desenvolver a inteligência financeira?

Quem desenvolve sua inteligência financeira passa a ter uma relação mais amigável com o dinheiro. Ele deixa de ser uma fonte de preocupação e se torna um instrumento para a realização dos objetivos estabelecidos.

Confira a seguir outros pontos que demonstram a importância de desenvolver essa habilidade.

Não ter dinheiro apenas para pagar contas

Sua vida é levantar cedo, trabalhar o dia todo e ter a sensação de que nem todo o esforço do mundo faria você ter além do dinheiro necessário para pagar as contas de todos os meses?

A rotina pode trazer infelicidade, já que quem está nessa situação não consegue planejar o futuro, traçar metas ou mesmo realizar sonhos. Por isso, pessoas consideradas inteligentes financeiramente têm a oportunidade de ver o dinheiro servir a outros propósitos além de pagar boletos.

Poder realizar sonhos

A inteligência financeira é um requisito importante na realização de sonhos. Pessoas que aprimoram sua habilidade de lidar com o dinheiro são capazes de atravessar períodos economizando e esperando a hora certa de fazer a aquisição do bem desejado.

Ter melhor qualidade de vida

É desgastante passar a maior parte do tempo preocupado com o dinheiro. Por isso, pessoas com inteligência financeira têm uma melhor qualidade de vida.

Essa habilidade, se for bem desenvolvida, permite aproveitar uma vida com mais tranquilidade. E, se surgirem problemas, você estará preparado para enfrentá-los.

Não pense nunca que a inteligência financeira é um dom inatingível. Com consciência e planejamento, a sua capacidade de administrar bem seu dinheiro crescerá, impactando positivamente sua vida.

Para você, qual é a parte mais difícil na hora de desenvolver inteligência financeira? Deixe um comentário contando!

 

Comentários